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“Testemunhas de Jeová”, de autoria de Superdotado Álaze Gabriel.
Disponível
em http://www.testemunhasdejeova.blogspot.com.br/
ESTUDANTES DA BÍBLIA
Estudantes
da Bíblia, em religião, é uma expressão adotada para se designar o grupo de
estudos organizado por Charles Taze Russell nos Estados Unidos, por
volta da década de 1870.
Em 30 de junho de 1914,
constituíram a Associação Internacional de Estudantes da Bíblia (sigla
IBSA), em Londres,
para dirigir a sua obra de evangelização nos países da Comunidade
Britânica.
O grupo original, associado a Sociedade Torre de Vigia
de Bíblias e Tratados (dos EUA) deu origem ao movimento conhecido
atualmente como Testemunhas de Jeová. Mas a expressão é
igualmente aplicada a diversos grupos dissidentes da Sociedade Torre de Vigia e
que também existem até os dias de hoje, embora menores.
Geralmente, os Estudantes da
Bíblia têm como principais publicações religiosas (além da Bíblia) uma série de
livros de Charles T. Russell, conhecidos como Estudos das Escrituras.
RUSSELLISMO
Charles
Russell em 1911
Em 1869 o empresário Charles
Russell assistiu uma pregação Cristão do Segundo Advento Jonas Wendell[1][2]
(infuenciado pelo Millerismo)[3]
e começou a frequentar as reuniões adventistas em Allegheny, Pennsylvania
lideradas por George Stetson. Russell
reconhecia a influência de preletores adventistas como George
Storrs, um conhecido de William
Miller e ocasional frequentador das reuniões em Allegheny.[4]
Em janeiro de 1876 Charles
Russell encontrou com pregadores adventistas independentes Nelson
H. Barbour e John H. Paton. Esses pregadores e editores do Herald of the
Morning convenceram Russell Jesus Cristo tinha retornado invisivelmente em
1874.[3][5][6] Russell tornou-se coeditor e financiador da revista de Barbour Herald
of the Morning; the e a dupla publicou o livro Three Worlds and the Harvest of This
World (1877).[7] Vários conceitos desse livro são ensinados pelos diversos grupos dos
Estudantes da Bíblia, inclusive as Testemunhas de Jeová, mas iniciou a
diferenciar dos adventistas em geral por pregar que a terra não seria destruída
quando do retorno de Cristo. Também previa que todos os "santos seriam
levados para os céus em abril de 1878.[3][8]
Russell continuou a
desenvolver sua cronologia e em julho de 1879 rompeu com Barbour começou a
publicar sua própria revista Zion's Watch Tower and Herald of Christ's
Presence [9]
CISMAS
Desde do início do movimento
religioso até a década de 1950 do Século XX, formaram-se mais de 30 grupos
dissidentes ou independentes de Estudantes da Bíblia, algumas delas existentes
até os dias de hoje. Geralmente após da morte do líder carismático ocorrem
vários cismas, isso agravado por uma certa forma de culto ao líder. Já outros,
entenderam ter razões para divergir doutrinalmente do líder em vida e criaram
um grupo independente de adeptos. Muitos deles ao perderam o seu líder
carismático ou a sua sustentação doutrinal, fragmentaram-se até deixarem de
existir como grupo.
As razões da separação e
formação de grupos dissidentes podem diferir de caso para caso, e estas, devem
ser contextualizadas no momento histórico que aconteceram e com o entendimento
religioso de então. Segue abaixo uma breve referência a alguns deles:
Crentes do Novo Pacto (1909),
Estudantes da Bíblia Associados (1917), Instituto Bíblico Bereano (1917),
Sociedade do Anjo de Jeová de Bíblias e Tratados (1917), Instituto Bíblico
Pastoral (1918), Movimento Missionário da Casa do Leigo (1918), Associação dos
Estudantes da Bíblia Intransigentes (1918), Associação Cristã do Milénio
(1928), Associação dos Estudantes da Bíblia da Aurora (1932), "Associação
dos Estudantes da Bíblia da Epifania" (1955) e entre outros.
Com a queda dos governos comunistas
em 1989, na Europa Oriental e países da ex-URSS, foram descobertos
vários grupos de Estudantes da Bíblia. Na Roménia,
devido ao isolamento provocado pelo domínio Nazista e depois, Comunista, os
Estudantes da Bíblia haviam adotado o nome "Testemunhas de Jeová",
mas ainda continuavam a ler e a estudar os escritos de Charles Taze Russell e rejeitavam as
publicações atuais da Sociedade Torre de Vigia
de Bíblias e Tratados (dos EUA). Eles estudam exclusivamente os escritos de
Joseph Franklin Rutherford e
consideram-no "o maior expositor bíblico do Mundo". A Associação
Verdadeira Fé das Testemunhas de Jeová da Roménia, não se identifica com as
mudanças constantes nas doutrinas e na estrutura organizacional após a morte de
Rutherford (1941). Todavia, deve-se lembrar que muitos desses grupos possuem
ensinos diferentes dos adotados pelas Testemunhas de Jeová, não tendo relação com
elas.
LIGAÇÕES EXTERNAS
Grupos
· (em inglês) - Crentes
do Novo Pacto
· (em inglês) - Instituto
Bíblico Bereano
· (em inglês) - Instituto
Bíblico Pastoral
· (em inglês) - Associação
Cristã do Milénio
Outros sites
· (em português) - Tradução do Novo
Mundo das Escrituras Sagradas Bíblia on-line
· (em inglês) - Museu
do Holocausto em Washington - Seção reservada às Testemunhas de Jeová
2.
↑ Pages 35-36 of Jonas Wendell's treatise The Present Truth or Meat in Due
Season apontado para 1873 para o
retorno visível de Cristo.
3.
↑ a
b
c
Penton
1997, pp. 13–46
4.
↑ Watch
Tower, 1906, citado por James Penton, p. 17
5.
↑ Evidences for the Coming of the Lord in 1873: or the Midnight Cry, N.H. Barbour (1871). disponível em http://www.heraldmag.org/olb/contents/history/barbour%20midnight%20cry.htm acessado em 27 de novembro de 2012
7.
↑ Three Worlds and The Harvest of This World by N.H.
Barbour and C.T. Russell (1877). disponível em http://www.heraldmag.org/olb/contents/history/3worlds.pdf acessado em 27 de novembro de 2012
8.
↑ Three
Worlds, pp. 184-185
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