domingo, 17 de fevereiro de 2013

ESTRUTURA INTERNA DA ORGANIZAÇÃO DAS TESTEMUNHAS DE JEOVÁ - PARTE 2


Blog “Testemunhas de Jeová”, de autoria de Superdotado Álaze Gabriel.


CONGRESSOS INTERNACIONAIS

Sob a supervisão do Corpo Governante, realizam-se periodicamente Congressos Internacionais em diversos países espalhados pelos cinco continentes. Utilizam-se estádios desportivos ou outros locais convenientes, que possam comportar as grandes multidões que costumam comparecer a esses eventos. Como exemplo pode referir-se o Congresso Internacional de 1985, sob o tema Mantenedores da Integridade, que no Brasil reuniu quase 250 mil pessoas nos dois maiores estádios do país, a saber, o Maracanã com 86.410 pessoas e o Morumbi com 162.941 pessoas, recebendo delegações de onze países. O Congresso Internacional (ou Assembleia Internacional como se designava na época) que reuniu maior número de pessoas numa única cidade, realizou-se em Nova Iorque, entre os dias 27 de Julho a 3 de Agosto de 1958, sob o tema Vontade Divina. Mais de 250 mil pessoas lotaram o Estádio Ianque e o vizinho Campo de Pólo. Esta notável reunião juntou congressistas de pelo menos 123 países e grupos de ilhas. Neste Congresso, 7.136 pessoas foram batizados na praia de Orchard, a alguns quilómetros de distância. Durante muitos anos, este foi o maior batismo em massa, num só local, realizado pelas Testemunhas de Jeová.

Congresso de Distrito realizado em Tessalônica, Grécia

Os Congressos Internacionais costumam ter uma duração de quatro dias, geralmente de quinta-feira a domingo. Tal como nos Congressos de Distrito, são proferidos discursos baseados na Bíblia, realiza-se a cerimónia de batismo de novos membros, é apresentada uma encenação teatral, muitas vezes com trajes antigos retratando um episódio bíblico, são efectuados lançamentos de novas publicações ou traduções da Bíblia num novo idioma e, em alguns anos, são adotadas resoluções após aprovação entusiástica dos presentes. O que torna mais distintivo um Congresso Internacional é a existência de delegações de diferentes países que escutam o programa no seu próprio idioma nos sectores do recinto que lhe estão destinados. Isto exige um enorme esforço de organização, incluindo transporte dos congressistas estrangeiros bem como a sua hospedagem, muitas vezes efectuada em casas particulares de Testemunhas locais. Segundo referido pelos congressistas que assistem, estes eventos reforçam o sentimento de união entre as Testemunhas, a maioria das quais se reúne com outras que nunca antes se haviam encontrado.
Mais recentemente foram realizados Congressos Internacionais em quatro países europeus: República Tcheca, Eslováquia, Alemanha e Polónia. Na Alemanha foram utilizados simultaneamente cinco estádios, os mesmos que haviam sido usados pela FIFA, duas semanas antes, durante o Campeonato Mundial de Futebol de 2006. A assistência foi superior a 200 mil pessoas, sendo que, apesar desse contingente de pessoas, não foi usada qualquer equipa de segurança particular ou estatal, em face da organização e bom comportamento das Testemunhas reunidas.

CONGREGAÇÕES

Cada congregação (ou igreja local, em gr. ekklesía), é composta de publicadores, ou seja, homens e mulheres, jovens e idosos, que publicam, pregam ou divulgam a mensagem que as Testemunhas chamam "boas novas", cumprindo assim o que entendem ter sido a ordem expressa de Jesus Cristo para os seus seguidores. A maioria destes publicadores são batizados, apesar de alguns ainda não terem alcançado esse passo. Para a liderança da congregação e de todas as suas atividades, são designados entre os homens batizados, experientes e exemplares, os que servirão como anciãos (ou presbíteros; em gr. presbýteroi) ou superintendentes (em gr. epískopoi), e servos ministeriais (ou diáconos; em gr. diákonos) como seus ajudantes. Os termos "servo ministerial" e "ancião" não são usados como títulos religiosos [3]. Desde 1935, o local onde se reúne a congregação designa-se por "Salão do Reino" [4]. Conforme os locais, cada congregação pode possuir de poucas dezenas até bem mais de uma centena de membros ativos.

ANCIÃOS E SERVOS MINISTERIAIS

Reunião congregacional num Salão do Reino, em Portugal

As responsabilidades de todos os anciãos envolvem presidir as reuniões congregacionais e ensinar na congregação, tomar a dianteira no trabalho de evangelização, fazer periodicamente visitas de pastoreio a membros da congregação, visando aconselhar ou encorajar publicadores individuais ou as suas famílias, e julgarem assuntos relacionados com transgressões de leis ou princípios bíblicos, por parte de algum membro batizado. Na execução destas tarefas, os homens mais maduros ou anciãos são também conhecidos por superintendentes, visto que exercem uma função de supervisão e instrução.
Publicadores batizados exemplares poderão vir a ser designados servos ministeriais. Os servos ministeriais exercem funções não relacionadas com o ensino ou o pastoreio, tais como as tarefas mecânicas relacionadas com a distribuição de literatura pelos publicadores, cuidar da distribuição de território para pregação a cada publicador, supervisionar a limpeza e manutenção do Salão do Reino, entre outras. Alguns servos ministeriais com maior potencial são treinados pelos anciãos para receberem maiores responsabilidades. Alguns deles poderão proferir discursos à congregação, acompanhar anciãos em visitas de pastoreio ou mesmo cuidar de um grupo de Estudo biblico de Congregação (antigamente conhecido como Estudo de Livro), caso não existam anciãos suficientes. Por sua vez, novos anciãos são escolhidos entre estes servos ministeriais que demonstram capacidade de ensino e familiar, humildade e potencial de realizar as tarefas esperadas de um ancião.
Desde 1959, os anciãos congregacionais recebem treinamento periódico na Escola do Ministério do Reino. Cada ancião recebe um exemplar do manual intitulado Pastoreiem o Rebanho de Deus - 1 Pedro 5:2 (edição 2010), para usarem ao cuidar de suas responsabilidades. O uso do manual é reservado somente aos anciãos designados, solicitando-se a sua devolução caso deixem de servir nessa qualidade. É ainda desaconselhado que tenham partes do manual armazenados num computador pessoal. Este manual é um resumo condensado de instruções encontradas em dezenas de artigos de A Sentinela e outras publicações editadas pela Sociedade Torre de Vigia.
Desde 1984, a Escola do Ministério do Reino passou a incluir os Servos Ministeriais, provendo-lhes treinamento prático.
Anciãos e Servos ministeriais solteiros, podem ser convidados a cursar a Escola de Treinamento Ministerial (desde 1987), que visa habilitá-los a cuidar de forma mais eficiente das suas responsabilidades.
A designação como Ancião ou Servo Ministerial é altamente prezada pelos que a possuem, sendo que o cargo é encarado como um serviço voluntário prestado aos restantes membros da congregação. Nenhum destes homens é remunerado ou recebe qualquer compensação monetária ou material, pelas muitas horas dedicadas à execução das suas tarefas. Os restantes membros da congregação usualmente mostram respeito pelos que tomam a dianteira.

PROCEDIMENTOS DE DESIGNAÇÃO E REMOÇÃO

Duas vezes por ano em cada congregação, cada Corpo de Anciãos juntamente com o superintendente do circuito reúne-se para considerar a recomendação de cristãos exemplares habilitados para serem designados como servos ministeriais ou como anciãos (superintendentes) na congregação. A consideração é iniciada e concluída com uma oração. Durante a reunião, eles analisam se cada candidato em consideração preenche satisfatoriamente as qualificações estabelecidas na Bíblia. (1Timóteo 3:2-7, 8-13; Tito 1:5-9; 1 Pedro 5:2-4) Caso concordem que a pessoa satisfaz as qualificações num grau razoável, sua recomendação é enviada ao Departamento do Serviço do Escritório da Filial. Nenhum dos homens visados tem conhecimento prévio de que foi recomendado, sendo que todo processo é mantido confidencial para toda a congregação. Mais tarde, a Comissão de Serviço da Congregação será informada por escrito se a pessoa recomendada foi designada e só nesta altura o visado será informado da designação, que entrará em vigor caso ele concorde em assumir a designação. Em caso positivo, será feito um breve anúncio à congregação.
A pessoa designada servirá nessa qualidade enquanto estiver à altura dos requisitos, não tendo necessidade de resignar por motivo de doença prolongada ou limitações físicas devido a idade avançada. Se divergir das orientações oficiais do Corpo Governante ou transgredir leis divinas, conforme delineadas na Bíblia, ele deverá prontamente pedir a resignação de seus cargos congregacionais. Como qualquer outro membro da congregação, será removido de suas designações de serviço se ficar bem estabelecido que cometeu grave negligência no cumprimento dos seus deveres. Em caso de violação de leis bíblicas, poderão ser desassociados, caso não demonstrem genuíno arrependimento. Usualmente, aqueles que perderam os seus privilégios especiais de serviço, após terem recuperado a sua boa reputação, terão de aguardar um certo tempo, e após ter sido aprovado pelos anciãos, poderão ser designados novamente.

CORPO DE ANCIÃOS

Cada congregação é governada por uma comissão de anciãos congregacionais (ou presbitério; em gr. presbytérion), habitualmente chamado de Corpo de Anciãos, com função deliberativa. Todos têm a mesma autoridade, apesar de nem todos possuírem a mesma experiência. Normalmente, reúnem-se em cada visita semestral do superintendente de circuito e em outras ocasiões que sejam consideradas necessárias para cuidar de assuntos relacionados com a congregação a que servem. Regra geral, o ancião congregacional mais experiente é designado como Coordenador do Corpo de Anciãos, presidindo as reuniões do Corpo de Anciãos. No entanto, não lhe é atribuída mais autoridade do que a qualquer outro ancião. Ele não tem poder de decidir nada sozinho, e vale ressaltar que ele é o "Coordenador" do Corpo de Anciãos, e não da congregação. O inteiro Corpo de Anciãos coordena a congregação.

COMISSÃO DE SERVIÇO DA CONGREGAÇÃO

A Comissão de Serviço da Congregação exerce uma função executiva, sendo formada pelos anciãos congregacionais que ocupam os cargos de Coordenador do Corpo de Anciãos, de Secretário da Congregação e de Superintendente do Serviço. Visto que uma congregação pode possuir diversos anciãos, estes delegam na Comissão de Serviço da Congregação a execução de algumas tarefas que exigem atenção imediata. No entanto, toda a sua actuação é subordinada à autoridade do Corpo de Anciãos da congregação e das orientações recebidas do Corpo Governante das Testemunhas de Jeová através da respectiva Comissão de Filial.
A Comissão de Serviço se espelha nos apóstolos de Jesus, e o aceitam como líder, seguindo de perto a Bíblia como guia.




Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sintam-se à vontade para enriquecer a participação nesse blog com seus comentários. Após análise dos mesmos, fornecer-lhe-ei um feedback simples.