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PUBLICADORES DE CONGREGAÇÃO
Trabalho de evangelização típico das Testemunhas de Jeová, contactando
as pessoas nas suas próprias casas
Todos – homens e mulheres, jovens e idosos - os que
participam regularmente na actividade de testemunho organizado pelas
congregações locais das Testemunhas de Jeová, são chamados de Publicadores
de Congregação. É dever de cada publicador ensinar publicamente as
"Boas Novas do Reino" de Deus (Mateus 24:14; 28:19,20), segundo a
interpretação dada pelo Corpo
Governante das Testemunhas de Jeová. Em Atos 20:20 (NM),
usa-se a expressão "de casa em casa". Assim, contactam a população
local nas suas casas, estabelecimentos e locais públicos, com a intenção de
apresentar a mensagem bíblica e oferecer cursos ou estudos bíblicos
domiciliares gratuitos, em base regular, para as pessoas interessadas. Para
isso, usam actualmente como manual de estudo bíblico o livro O Que a
Bíblia Realmente Ensina?, editado em 2005, pela Sociedade Torre
de Vigia. Nos idiomas em que está disponível, distribuem e usam nos estudos e
reuniões a Tradução
do Novo Mundo das Escrituras Sagradas. Caso contrário, usam as
traduções disponíveis naquele idioma. Poderá ser usado um segundo livro Adore
o Único Deus Verdadeiro editado em 2002, pela Sociedade Torre de Vigia,
para consolidar os conhecimentos já adquiridos.
Por fazerem isso, os publicadores crêem que estão a
realizar a vontade divina e que ajudam as pessoas interessadas a aprender a
verdade bíblica. O seu ministério de evangelização pública é feito
gratuitamente e motivado, segundo afirmam, pelo amor a Deus e ao próximo.
Muitas pessoas, mesmo as que não se tornaram Testemunhas batizadas, afirmam que
foram beneficiadas por começarem a estudar a Bíblia, aprofundando assim o seu
conhecimento bíblico e a sua fé, por receberem treinamento em oratória e arte
de ensino, e por interiorizarem valores do cristianismo nas suas vidas.
FORMAÇÃO DOS PUBLICADORES
Aspecto exterior de um Salão do Reino em Portugal
Semanalmente, todos os publicadores recebem
treinamento em oratória e arte de ensino na Escola do
Ministério Teocrático (desde 1943), baseado no manual intitulado
Beneficie-se da Escola do Ministério Teocrático editado em 2003, pela
Sociedade Torre de Vigia. Recebem um periódico com 4 a 8 páginas, intitulado Nosso
Ministério do Reino, com instruções mensais sobre como fazer a obra de
evangelização. Este folheto serve de base para a realização semanal nos seus Salões do Reino da Reunião do Serviço. O
livro Raciocínios à Base das Escrituras (editado em 1983 e revisado em
1989, pela Sociedade Torre de Vigia) é o manual dos publicadores para o uso no
ministério público. Espera-se que todos os membros da congregação participem na
obra de pregar a mensagem bíblica e, segundo o seu entendimento das ordens de
Jesus registadas em Mateus 28:19, 20, esforçam-se por encontrar e fazer novos
discípulos. Baseando-se nas palavras de Jesus, costumam participar neste
serviço aos pares e encaram o seu território como um campo em colheita, daí que
muitas vezes usem a expressão "serviço de campo" para se referirem ao
trabalho de evangelização. (Lucas 10:1, 2; Mateus 10:37, 38; João 4:35, 36)
NOVO PUBLICADOR
Quando alguém assiste às reuniões das Testemunhas,
podendo estar matriculado na Escola do Ministério Teocrático, e deseja iniciar
o trabalho de evangelização junto com a congregação local, normalmente expressa
isso à pessoa que lhe dirige o estudo bíblico gratuito. Ao serem informados
sobre este desejo, os anciãos designam dois entre os seus pares para
analisarem, junto com a pessoa, se ela já ajustou a sua vida aos ensinos das
Testemunhas. Em caso positivo, a pessoa é aceita como um "Publicador
não-batizado" da congregação. Enquanto for "publicador não-baptizado",
é encarado como um associado às Testemunhas de Jeová, habilitado a representar
a congregação local no território. Se cometer transgressão grave, deixará de
ser contado como "Publicador" de Congregação. Os publicadores
não-batizados usualmente incluem os filhos menores de pais Testemunhas de Jeová
e os estudantes da Bíblia que se preparam para o batismo.
BATISMO DOS PUBLICADORES
Quando o publicador solicita o batismo, o Corpo de Anciãos designa três dos seus
pares para que cada um realize uma de três sessões de perguntas e respostas com
o candidato. São usadas as perguntas impressas no apêndice do manual Organizados
para Fazer a Vontade de Jeová, editado em 2005, pela Sociedade Torre de
Vigia. As respostas devem ser espontâneas e sempre baseadas na Bíblia. Se os
três anciãos ficarem convencidos de que a pessoa, naquela data, está firmemente
convicta de que deseja ser uma Testemunha de Jeová, acreditando plenamente e
aceitando voluntariamente todas as suas doutrinas e normas de moral, então ela
poderá ser batizada na próxima ocasião conveniente. A partir do seu batismo, o
publicador torna-se membro da congregação local, sendo então correctamente
chamado de "Testemunha de Jeová".
RELATÓRIOS DE SERVIÇO DOS
PUBLICADORES
Mensalmente, cada publicador, batizado ou não,
entrega um Relatório de Serviço de Campo indicando as horas gastas no
ministério de evangelização, as Bíblias e publicações da Sociedade deixadas com
o público, o número de revisitas, ou seja visitas subsequentes, efetuadas a
pessoas interessadas e os estudos bíblicos domiciliares dirigidos. Este
relatório serve de base para o Secretário da Congregação elaborar o Registro do
Serviço de cada publicador e da congregação em geral. Estes dados são então
publicados mensalmente em Nosso Ministério do Reino pelo Escritório
local da Filial. Por sua vez, o relatório mundial é publicado anualmente no Anuário das
Testemunhas de Jeová. Os publicadores não tem uma cota fixa
mensal de horas. É aceito o máximo que cada pessoa puder dar na sua
participação na obra de evangelizar, consoante às suas condições familiares ou
pessoais, questões de idade e saúde, entre outras. Incentiva-se que todos os
publicadores tenham como alvo atingir pelo menos a média de horas de sua
congregação ou do país.
Chama-se Publicador Irregular, o publicador
que num mês ou mais não relatou o seu serviço. Considera-se um Publicador
Inativo quando alguém deixa de participar na obra de evangelização, não
relatando o seu serviço por 6 meses consecutivos ou mais. Neste último caso, o
publicador deixa de ser contado no número total de publicadores ativos. No caso
dos inativos batizados, apesar de não ser contado entre o número dos
publicadores, ainda é formalmente uma Testemunha de Jeová. Ou seja, ainda
continua a ser considerado e apoiado como membro da congregação mas, tal como
todos os demais, se cometer uma transgressão grave está sujeito a uma ação
judicativa.
COBERTURA DO TERRITÓRIO
Para melhor organizar o seu trabalho de
evangelização, as congregações locais possuem um determinado território
designado pela Comissão de Filial, através do Departamento do Serviço. Este
território é, por sua vez, dividido em pequenas secções (por bairro, quadra ou
quarteirão, rua ou parte da mesma, etc.). Esta área, usualmente indicada num
pequeno cartão com um mapa, conhecido por Cartão de Território, é
designada a um publicador para realizar seu trabalho de evangelização.
Faz-se uma breve visita a cada pessoa, procurando
palestrar sobre um tópico bíblico e deixando publicações apropriadas com as
pessoas que mostrarem interesse. Procura-se contactar sempre que possível todos
os moradores indicados na porção de território designado. Após estar concluído,
esse território será novamente designado a outro publicador.
Se uma pessoa visitada manifestar de forma clara o
desejo de não ser contactada numa base regular em sua residência, o
publicador que presentemente cuida desse território tem o dever de transmitir
esse pedido a um dos membros da Comissão de Serviço da congregação local, que
fará um registo escrito do pedido no respectivo cartão de território. Em
alternativa, a pessoa poderá transmitir a sua vontade remetendo uma carta à
Comissão de Serviço da Congregação local.
SERVIÇO DE TEMPO INTEGRAL
Há diferentes modalidades de serviço disponível
para os publicadores batizados na congregação, sejam homens ou mulheres.
Designam-se por Pioneiros, os publicadores de congregação que decidem
voluntariamente tornar-se evangelizadores de uma forma mais ampliada. O termo
Pioneiro deriva da forma como eram conhecidos os pregadores entre as
Testemunhas, há cerca de um século atrás, que foram a regiões onde pouco ou
nenhum trabalho de evangelização se fizera e lançaram a base para o futuro
crescimento organizacional [5]. Tais pessoas dedicavam todo o seu
tempo a essa obra de evangelização.
Todos os homens ou mulheres que, apesar do seu
desejo, não possam ingressar como evangelizadores de Tempo Integral, por razões
familiares, escolares ou profissionais, podem escolher servir como Pioneiros
Auxiliares. Eles fazem um esforço para atingir o requisito de dedicar pelo
menos 50 horas na obra de evangelização pública, durante pelo menos um mês.
Para serem reconhecidos como tal durante aquele mês, terão de ser publicadores
batizados e a sua petição deverá ser aprovada pela Comissão de Serviço
da congregação local.
Os chamados Pioneiros Regulares, homens ou
mulheres, são publicadores batizados que aceitam voluntariamente o requisito de
realizar pelo menos 840 horas durante pelo menos um ano na obra de evangelização
pública. A sua petição deverá ser aprovada pela Comissão de Serviço da
congregação local bem como pelo Escritório da Filial. Tal como acontece com
todos os outros publicadores, o seu ministério não é remunerado e o Pioneiro
Regular necessita de cuidar do seu sustento pessoal ou familiar. Findo o
primeiro ano de serviço, regra geral, poderá ser convidado a cursar a Escola do
Serviço de Pioneiro (desde 1978) onde receberá um manual intitulado Brilhando
como Iluminadores do Mundo. Consoante as suas habilitações e circunstâncias
pessoais, poderá ser convidado a ingressar em outras modalidades de serviço de
Tempo Integral, tais como o serviço
de Betel, serviço de Pioneiro Especial ou no Serviço Missionário.
Pioneiros Especiais e pioneiros Missionários,
são designados e enviados como evangelizadores para territórios em que a obra
de evangelização é inexistente ou onde existe um pequeno número de
publicadores, ou ainda, em países em que há necessidade de liderança em
congregações recém-formadas. O seu requisito de horas de evangelização é
actualmente de 130 horas por mês (anteriormente o requisito era de 140 horas, e
durante os anos 30 e 40 do Século XX, de 150 horas). No caso destes Pioneiros,
fazem um voto de pobreza por escrito como membros da Ordem Mundial dos
Servos Especiais de Tempo Integral das Testemunhas de Jeová.
POSIÇÃO E PAPEL DA MULHER NA
CONGREGAÇÃO
No entendimento das Testemunhas de Jeová, a Bíblia
estabelece que os cargos de serviço nas congregações sejam exercidos apenas por
cristãos batizados habilitados. (1 Timóteo 2:12, 13) Impede-se assim que
mulheres exerçam autoridade religiosa sobre cristãos batizados do sexo
masculino da congregação. Tampouco, devem questionar publicamente, desafiar ou
tentar usurpar a sua posição de autoridade. Ainda assim, o trabalho das
mulheres é altamente valorizado no serviço de pregação pública, visto que elas
também são consideradas como ministros ordenados após o seu batismo. As mulheres
podem participar nas reuniões com comentários e em demonstrações práticas de
como efectuar a obra de evangelização. Se as suas circunstâncias pessoais e
familiares permitirem, podem ingressar em várias modalidades do serviço de
Tempo Integral, tal como no serviço de Pioneiro ou Missionário.
Orar ou ensinar na congregação normalmente é uma
responsabilidade atribuída ao homem. Portanto, quando uma mulher cristã cuida
de assuntos pertinentes à adoração, que normalmente seriam cuidados pelo marido
ou por um homem batizado, ela deve usar uma cobertura sobre a cabeça (como um
lenço, por exemplo) segundo o entendimento das Testemunhas das instruções
contidas em 1 Coríntios 11:3-10. Se numa congregação recém-formada não houver
cristãos habilitados disponíveis, uma cristã batizada capaz pode presidir a
reuniões congregacionais, ser leitora pública ou fazer oração, mas fará isso
sentada e usando uma cobertura na cabeça. De igual modo, pode ser designada não
oficialmente a cuidar de algumas tarefas congregacionais. Se servir como
tradutora, durante uma reunião ou de uma oração, não é necessário que cubra a
cabeça.
Na família, ao orar em voz alta para si mesma ou
para os filhos, ou quando dirige um estudo bíblico aos filhos, caso esteja na
presença do marido que não é Testemunha, a mulher deverá cobrir a cabeça. Se o
marido não estiver presente, a esposa não precisa cobrir a cabeça, pois
entende-se que está divinamente autorizada a ensinar os filhos.
Na obra de evangelização pública, não precisa usar
uma cobertura na cabeça como sinal externo de sujeição ao arranjo de Deus,
visto que a responsabilidade como ministros públicos cabe a ambos os sexos. No
entanto, caso uma mulher tenha de dirigir um estudo bíblico na presença de um
homem batizado, talvez por este se encontrar incapacitado de falar, ela deverá
cobrir a cabeça.
REFERÊNCIAS
1. ↑ http://www.watchtower.org/e/statistics/worldwide_report.htm
Statistics: 2009 Report of Jehovah's Witnesses Worldwide
3. ↑ Despertai! de 8 de Agosto de 1992, página 12
4. ↑ Testemunhas de Jeová - Proclamadores do Reino de Deus,
1993, página 319
5.
↑ A Sentinela, de 1 de Setembro de 1982, pág.
16-17
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